Pasta 008- Busscar VB Elegance 360
Olá amigos(as)!
Agradeço a visita e espero que sempre visitem por iniciativa própria esse que espero que seja um espaço de discussão sadia e inteligente sobre o transporte.
Em destaque, Busscar VB Elegance 360 da Volkswagem, no IAA - Internationale Automobil-Ausstellung, feira mundial de veículos comerciais.
O VB Elegance 360 é um dos modelos rodoviários mais recentes do Brasil. E mesmo com pouco tempo de estrada, já está marcado na história como um dos rodoviários mais bonitos já concebidos.
O Elegance existia anteriormente no mercado externo, mas depois de certo tempo do modelo fora do Brasil, a sua introdução trouxe requinte e sofisticação ao seu "irmão-gêmeo", Vissta Buss.
Ele é baseado no Vissta Buss HI, ou no Jum Buss 360, como queiram. Não há muitas diferenças, mas as poucas que tem são suficientes para distingui-lo. A plástica maior foi feita na dianteira, onde mudaram os pára-choques, grade dianteira, faróis auxiliares, cromados e parabrisas. Praticamente só ficaram iguais os faróis principais, os retrovisores e o suporte da placa. Na lateral, somente um caimento externo na linha das janelas, próximo às primeiras poltronas. E na traseira, nenhuma mudança.
Usando peças comuns aos veículos da empresa, a Busscar conseguiu fazer um modelo bonito que provavelmente não tem grandes acréscimo no custo de produção. Um redesenho que agregou valor ao modelo, atraindo novos clientes. O resultado ficou tão bom, que levou o modelo a vencer o iF Product Award, premiação internacional de design. O projeto do ônibus é assinado pelo BDI - Busscar Design Industrial (Marcelo Castilho, Rafael Raulino, Edson Giovane, Adriane Shibata, Aluizio Militão, Thales Arouca, André Brodbeck, Marcio Maes e Marcio Toda).
Na carteira de clientes da encarroçadora catarinense, que já esteve a beira da falência mas se recuperou ao apostar no design de seus produtos, foram incluídos clientes que nunca tiveram nenhum modelo Busscar, como a Cometa. Além dela, outras empresas compram em diferentes versões.
Sucesso no exterior, O VB Elegance 360 tem uma frota considerável na empresa Bio Bio. Todos sobre chassis Mercedes-Benz O500RS, janelas seladas, ar condicionado, parabrisa inteiriço, limpadores diferentes e segunda porta central.
Uma das primeiras a adquirir o modelo no Brasil, a Catarinense possui diversos modelos de 2007 e 2008, todos sobre chassis Volvo B12R. Todos com janelas seladas, rodoar e um curioso letreiro eletrônico posicionado no alto do parabrisas bipartido.
A Caprioli adquiriu algumas unidades sobre chassis Scania K340, mas que ao contrário da tendência atual, tem janelas convencionais, ao invés das seladas, mesmo com o Ar Condicionado (Denso).
A Nordeste comprou os seus também sobre chassis Scania (K380), mas com o quase extinto letreiro de lona bipartido. Chama a atenção seus veículos pela sua pintura prata que combina com os cromados da carroceria. Mais uma vez, o modelo é escolhido para rodar no serviço Executivo da empresa.
A "Gol das estradas" também aderiu a onda e adquiriu alguns veículos sobre chassis Mercedes-Benz O500RS. Curiosamente o modelo não tem as setas laterais, embutidas nos faróis.
A Princesa, que tem pintura semelhante a da União adquiriu os seus sobre Mercedes para seu serviço Executivo.
Empresas "menores" como a Expresso Regional, Canarinho e Uniserra também adquiriram o modelo, sobre Mercedes, Volvo e Scania respectivamente. Todos na configuração "padrão": Ar condicionado, janelas seladas e letreiro eletrônico.
O modelo chegou no Rio de Janeiro pelas mãos da Sampaio, que escolheu o modelo para renovar parte de sua frota.
A Vênus Turística gostou da carroceria, tanto que no seu pouco tempo de vida, já incorporou a mesma em duas oportunidades. Na primeira vieram veículos trucados (K380) e tocos (K310) e na segunda leva vieram somente os tocos K310.
Logo a fama dos Elegance da Catarinense chegaram aos ouvidos da Cometa, que comprou e personalizou todos os seus Mercedes-Benz O500...
... assim como a 1001, que comprou os seus sobre Volvo B12R para suas linhas interestaduais, numa das últimas compras do modelos no Brasil. A influência da Catarinense foi tão grande que o letreiro também está na parte superior do parabrisas.
E pra fechar bem o ano, a Itapemirim deu um presente de fim de ano aos seus usuários adquirindo 20 unidades sobre chassis Volvo B12R, parte da estratégia da empresa para reduzir a idade média de sua frota.
Crédito das fotos nas próprias.
Fotos não Creditadas:
Foto 1: Assessoria de Comunicação da Volkswagem;
Foto 2: Flickr;
Foto 14 e 16: Infobus;
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3 comentários:
Beleza de site, de fotos, reportagem, enfim, parabéns.
Ainda não me familiarizei com o Blogspot, estou mais acostumado aos nossos simpleszinhos fotopages.
Aliás, foi sua visita ao nosso http://zebuss.fotopafes.com que tive a oportunidade de chegar até aqui.
Vou procurar por aqui as fotos dos ônibus da capital do pão-de-queijo.
Abraço a todos e não deixem de dar uma espiadinha no nosso fotopage.
Zé Ricardo
Beleza de site, de fotos, reportagem, enfim, parabéns.
Ainda não me familiarizei com o Blogspot, estou mais acostumado aos nossos simpleszinhos fotopages.
Aliás, foi sua visita ao nosso http://zebuss.fotopafes.com que tive a oportunidade de chegar até aqui.
Vou procurar por aqui as fotos dos ônibus da capital do pão-de-queijo.
Abraço a todos e não deixem de dar uma espiadinha no nosso fotopage.
Zé Ricardo
Nossa, acabei postando duas vezes o mesmo comentário e ainda acabei errando no meu fotopage
O correto é http://zebuss.fotopages.com
Obrigado
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