Em destaque, garagem da Viação Andrea, em Campolide/ MG.
Olá amigos(as)!
Agradeço a visita e espero que sempre visitem por iniciativa própria esse que espero que seja um espaço de discussão sadia e inteligente sobre o transporte.
Depois de merecidas férias, volto a ativa com uma overdose do transporte de Minas Gerais, mais específicamente da minha cidade, Barbacena.
Começo com a Viação Andrea que tradicionalmente faz a ligação entre o pequeno distrito de Campolide (pertencente ao município de Antônio Carlos) e a cidade de Barbacena. O Pequeno povoado de Campolide surgiu no ano de 1923, quando da inauguração do ramal que ligava a linha com a estação de Barbacena, da E. F. Central do Brasil. No que se chamava de Sitio e depois Ponte Nova. Campolide surgiu com os construtores da linha do trem, porque a maioria deles vinha de Lisboa, Portugal de uma distrito chamado Campolide no qual foi batizada a Estação. Era em Campolide que se juntavam as duas linhas da EFOM , a que vinha de Barbacena e a que vinha de Sítio, depois Antonio Carlos.
A Andrea é uma daquelas empresas que vestem a camisa. Com mais de 80% dos funcionários residindo em Campolide, a empresa cresceu junto com a sua região de atuação. Como uma das poucas empresas dentro do distrito, faz seu papel social: Leva e traz gratuitamente alunos da região para uma escola de Barbacena.
A empresa opera basic amente com a linha 513 Rodoviária x Campolide e outras duas variantes: Colônia x Rodoviária (seção da original) e Lavrinha x Rodoviária (variante que faz caminho diferente da original), além da linha que liga Curral Novo (outro distrito de Antônio Carlos) a Campolide. Sua frota, muito bem conservada, começa com dois pequenos Vitórias OF-1318/51 (5500 e 6000), três Alphas, sendo dois Ford B-1618 e um OF-1721/59 (7000, 7500 e 8000), tres Torinos GVU OF-1721/59(9000, 9500 e 9600) dois Apaches S21 OF-1721/59 (9700 e 9750) e um Torino G7 OF-1722M/59 (9800). Além disso, na frota ainda consta um El Buss 340 OF-1620/60 que faz a primeira linha rodoviária da empresa, ligando Barbacena a Santa Rita.
Uma das maiores curiosidades mais interessantes da empresa é a origem de sua pintura, que eu acabei descobrindo sem querer. Vocês podem conferir essa curiosidade nas duas últimas fotos desta postagem.
Veículo usado no transporte escolar. A empresa começou usando dois veículos na cor amarela, oriunda da cor amarela dos ônibus de Juiz de Fora, de onde veio o 7500, que curiosamente já tem a pintura predominantemente branca.
O curioso da pintura é que ela acompanhava a janela dianteira originalmente e atualmente não tem nenhuma conexão com a mesma.
O 7000, junto com o 7500, são os únicos Ford's de Barbacena.
O 8000 é a marca que Andrea tentou manter a tradição em carrocerias Caio. Enquanto toda a região migrava para a Marcopolo, ela se manteve com a empresa paulista. O que não durou muito...
... por que logo vieram os Torinos GVU como o acima. Detalhe interessante é que além do 5500, o 9000 são os únicos veículos da frota a manterem a pintura original da traseira.
O domínio Marcopolo durou dois anos (2000-2002), quando a empresa adquiriu o 9700 e no ano seguinte adquiriu o 9750, com as econômicas carrocerias S21, da "nova" Caio.
Em 2008 a empresa voltou as compras e trouxe o novo Torino para sua frota também, estreando a motorização eletrônica. Curiosamente, sem letreiros eletrônicos, tendência atual.
O novo Torino 9800 chegando ao pequeno distrito de Campolide.
Sim! A inspiração da empresa de Campolide foi a Caravelle, da baixada Fluminense, que por sua vez...
... copiava a pintura da Transportes América, sua empresa-mãe. Interessante é que na Caravelle a pintura seguia as janelas e depois de algum tempo, isso foi abandonado na Andrea, como pode ser percebido na foto do 6000. Outra mudança foi que a Andrea mudou a traseira, nos seus últimos tempos.
5 comentários:
Gostaria de saber os horários Rodoviária/Campolide UNIPAC e qual local da Rodoviária o ônibus sai.
GOSTEI DESSA REPORTAGEM.
MORO EM CAMPOLIDE E GOSTARIA Q A ANDREA FOSSE MANTIDA AKI POR MUITOS E MUITOS ANOS...
PROCURO URGENTEMENTE FOTOS DA ANTIGA RODOVIÁRIA DE BARBACENA QUE FICAVA ATRÁS DA MATRIZ, ONDE HJE É UM CAMELODROMO. BONS TEMPOS QUE PODÍAMOS ESPERAR OS ONIBUS COM MAIS CONFORTO SEM TOMAR SOL E CHUVA, TINHA BANHEROS E QUADRO DE HORARIOS.
SE TIVER, FAVOR ENVIAR PARA: fealcobh@gmail.com
Muito obrigafo
Adorei esse Vitória da Andrea, pintura azul e branco, como a da Caravelle, linda!
Que pena que fechou
Postar um comentário